O Fórum de Soluções para Brasília – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade ocorreu nos dias 4 a 7 de junho de 2018, e teve foco no desenvolvimento urbano, explorando a sustentabilidade como motor para dinamizar a economia do Distrito Federal. Em seis mesas, foram tratados temas relacionados a meio ambiente e desenvolvimento urbano, licenciamento ambiental, sustentabilidade em edificações, uso e ocupação do solo, gestão de resíduos sólidos, zoneamento ecológico econômico e questões fundiárias.

Na segunda-feira ocorreu a cerimônia de abertura. Estavam na mesa o presidente institucional do Instituto Soluções Pedro Saad, o presidente da Câmara Legislativa do DF Joe Valle, o ex-secretário de meio ambiente Igor Tokarski, o representante do Sistema Fibra Antônio Carlos Navarro, o presidente do Sinduscon/DF Luiz Carlos Botelho, o segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil Tsuyoshi Kitamoto e o conselheiro do Instituto Atlântico Alexandre Guerra. Fizeram também uso da palavra a representante do GERN/UnB Carolina Cesetti e a consultora em política urbana do Instituto Soluções Brenda Pamplona.

No segundo dia, foi discutido na primeira mesa questão fundiária e habitação. A mesa contou com o presidente da Terracap Julio Cesar Reis, o presidente da CODHAB Gilson Paranhos e o consultor do Senado Federal Victor Carvalho Pinto e foi moderada pelo diretor de sustentabilidade do Sinduscon/DF Luciano Alencar.

A segunda mesa do segundo dia abordou a temática do licenciamento ambiental e contou com sub-procurador geral da república e professor da UnB Nicolao Dino, o consultor jurídico da Frente Parlamentar do Agronegócio Vicente Gomes (representando a deputada federal Tereza Cristina) e o ex-secretário de meio ambiente do DF Igor Tokarski. A mesa foi moderada pelo presidente do Instituto Soluções Pedro Saad.

Na quarta-feira, 6 de junho, ocorreu a mesa sobre Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). Ela contou com a subsecretária de planejamento ambiental do DF Maria Silvia Rossi, a coordenadora de planejamento ambiental Ludmila Moura e o representante do Sistema FIBRA Antônio Carlos Navarro. A moderação foi feita pelo presidente do Instituto Soluções Pedro Saad.

A segunda mesa do dia 6 de junho teve como tema sustentabilidade em edificações. Participaram da mesa o professor Abiezer Amarília e a arquiteta Darja Kos Braga. A mesa foi moderada pela nossa consultora em política urbana Brenda Pamplona.

Uso e ocupação do solo foi tema de discussões no último dia do Fórum de Soluções para Brasília. Participaram da mesa a subsecretária de gestão urbana Cláudia Varizo, o vice-presidente do Sinduscon/DF João Accioly, a diretora de empreendimentos residenciais da PaulOOctavio Gabriela Canielas e o presidente do Instituto Soluções Pedro Saad. A mesa foi moderada pela advogada Vera Amorelli.

A gestão de resíduos sólidos foi o tema de debate na última mesa do evento. Participaram da mesa a subsecretária de resíduos sólidos Elisa Meirelles, o segundo secretário da Embaixada do Japão Tsuyoshi Kitamoto e a sócia do projeto Compostar Alana Mioranza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s