O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de planejamento e ordenamento territorial capaz de viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização de fatores econômicos, ambientais e sociais. São definidas assim políticas públicas, planos e programas para a articulação, entre regiões econômicas, quanto a melhor utilização de seus recursos naturais.

Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, o ZEE tem sido utilizado pelo poder público com projetos realizados em diversas escalas de trabalho e em frações do território nacional. Municípios, estados da federação e órgãos federais têm executado ZEEs e avançado na conexão entre os produtos gerados e os instrumentos de políticas públicas, com o objetivo de efetivar ações de planejamento ambiental territorial.

A partir de 2011, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal desenvolveu estudos técnicos e mapeamento de regiões ecologicamente sensíveis que culminaram no projeto de lei enviado à Câmara Legislativa em abril deste ano.

O ZEE será pauta do Fórum de Soluções para Brasília – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Para discutir o tema, convidamos a subsecretária de planejamento ambiental do Distrito Federal, Maria Silvia Rossi. Ela tem coordenado os trabalhos sobre o ZEE desde os primeiros estudos. Convidamos também o senhor Antônio Carlos Navarro, representante da Federação da Indústria do Distrito Federal, para apresentar a perspectiva do setor produtivo sobre o projeto.

O tema será tratado no dia 6 de junho, quarta-feira, às 19h, no auditório 3 do UniCEUB.

O Instituto Soluções conta com a presença de todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s