A preocupação com o desempenho lumínico, acústico, térmico e vida útil de edificações esteve presente na arquitetura desde a antiguidade. Ela, no entanto, com a acensão do modernismo, foi sendo deixada de lado a partir do início do século XX, e tem retornado ao centro das preocupações de arquitetos nas últimas décadas por força da conscientização ecológica.

Selos para certificar edificações que cumprem requisitos de sustentabilidade tem surgido pelo mundo – com especial destaque para o selo LEED, emitido pelo Green Building Council de cada país, e o conhecido selo Procel, que certifica também aparelhos eletrodomésticos no Brasil.

Ainda, por força do direito consumidor e até pela positivação por Códigos de Obras e Edificações aprovados por municípios no Brasil, uma norma técnica nesse sentido têm condicionado o trabalho de arquitetos e engenheiros. É a NBR 15575, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico e térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles.

Sustentabilidade em edificações está na pauta do Fórum de Soluções para Brasília – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Convidamos para tratar deste tema a Conselheira de Desenvolvimento Sustentável na Embaixada da França no Brasil, Françoise Meteyer-Zeldine. Paris ficou em primeiro  num relatório, elaborado pela consultoria Solidiance, que listou as dez principais cidades no mundo com destaque neste campo. A cidade será analisada como case de sucesso.

Convidamos também Darja Kos Braga, arquiteta especialista em sustentabilidade em edificações e sócia do escritório Ambiente Eficiente, para tratar sobre a viabilidade econômica de edificações sustentáveis.

Por fim, convidamos o professor do UniCEUB Abiezer Amarília, que apresentará o projeto de eficiência energética implementado pela instituição, sendo um verdadeiro case de sucesso.

Veja agora a lista das dez cidades que se destacaram pela sustentabilidade em suas edificações, conforme o estudo da Solidiance:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

O estudo não está mais disponível na internet, mas há um vídeo no canal de YouTube da Solidiance no qual há explicações sobre métodos e diretrizes empregadas no relatório.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s