A questão fundiária no Distrito Federal tem sido uma situação preocupante. São inúmeras as cidades que vivem em uma realidade que carece de algum tipo de regularização. As ocupações irregulares acabam sendo um desafio central para Brasília, com reflexos sociais, ambientais e econômicos.

O Instituto Soluções selecionou três estatísticas que traduzem o tamanho do problema para a nossa cidade. Nelas, há os links para as reportagens que abordaram esses números. Seguem os links:

O combate a grilagem é uma questão central para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. A informalidade e a insegurança decorrente da situação fundiária comprometem setores da economia, e geram preocupações para compradores de imóveis. Por outro lado, milhares de pessoas convivem com incertezas que ameaçam a sua moradia.

O tema está sendo pautado pelo Instituto Soluções no Fórum de Soluções para Brasília – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, que ocorrerá nos dias 4 a 7 de junho, no auditório 3 do UniCEUB. Ele será tema da primeira mesa do dia 5 de junho, terça-feira, às 19h.

Para tanto, convidamos para compor a mesa Julio César Reis, presidente da Terracap. Ele fará uma apresentação sobre questão fundiária, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, com foco na atuação do órgão.

Convidamos também Gilson Paranhos, presidente da CODHAB, para falar sobre regularização fundiária, moradia e sustentabilidade.

Por fim, foi convidado também Victor Carvalho Pinto, consultor do Senado, advogado e autor de obras de direito urbanístico, para falar sobre sustentabilidade ambiental e políticas de habitação em âmbito federal.

A mesa será moderada por Luciano Alencar, diretor de sustentabilidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal.

O Instituto Soluções convida a todos para participar do evento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s